Bem Vindo

Este blogue foi criado para partilhar frases e textos que me têm marcado. Estes tenho encontrado em livros, na Internet, em jornais... Se quiseres comentar para partilhares o que te dizem, sente-te à vontade. Também podes expressar os teus gostos em cada post, mas peço-te que votes apenas uma vez em cada post. Volta sempre porque todos os dias vou adicionar um pensamento novo.
Se quiseres que alguma das tuas meditações faça parte deste blogue ou se encontras-te alguma que penses que possa ser adicionada a este blogue agradeço que a envies para fabiopedro100@gmail.com que eu adicioná-lo-ei com muito gosto.
Nunca te esqueças que pensar faz bem a todos e sejam felizes =)

segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

Mensagem de Natal 2017

Não temais” (cf Lc 2,11)
A celebração do Natal está sempre associada à afirmação e à defesa da vida, em todos os seus estádios e dimensões, bem como à partilha fraterna,que proporciona sentimentos de esperança e de alegria, em quem reparte e em quem recebe.
Numa sociedade, marcadamente pluralista como a nossa, apoiada no respeito pela diferença de opções, aos mais diversos níveis, na qual a celebração do Natal assume expressões muito diversificadas, seria profundamente empobrecedor pretender omitir qualquer referência religiosa explícita à celebração do nascimento de Jesus.
A representação do Presépio, na sua originalidade criativa, pelos traços culturais que veicula, na variedade das suas formas e na diversidade dos materiais utilizados, sugere-­nos sempre o ambiente simples e enternecedor duma família modesta e desprotegida, que contempla silenciosa o seu recém-nascido e o envolve com amor e ternura.
Este ambiente complementa-­se com o anúncio dos anjos aos pastores de Belém, – “Não temais, nasceu-­vos, hoje, um Salvador, que é Cristo Senhor!" (cf. Lc 2,11) – , acompanhado pelo convite alegre e festivo a abandonar todos os medos e a celebrar a paz e a esperança.
Paz, esperança, alegria... aspiração profunda de todo o ser human o e de todos os povos, particularmente quando mais se sofre as consequências da sua fa ltaecuja obtenção se torna longínquae, por vezes,se revela inacessível.
A celebração de cada Natal, ao tornar mais vivas estas aspirações, evidencia, igualmente, a situação de quantos, próximos ou distantes, sofrem por consegui-­las, despertando em todos gestos fraternos e solidários, que possam suprir ou, pelo menos, aliviar tal sofrimento.
Neste Natal sentimo­-nos particularmente próximos daqueles que continuam a sofrer as consequências dos devastadores incêndios de junho e outubro passados com a perda de vidas humanas e de bens...
Se, por ventura, parece que já foi tudo dito a este propósito, verificamos o muito que há ainda a “fazer”, conscientes de que nada pode trazer de volta, entes queridos falecidos e bens afetivamente insubstituíveis, que o fogo reduziu a cinzas. Todos gostaríamos que não se ficasse no “remediar”, mas se partisse decidida e corajosamente para o “prevenir”, de modo a evitar tragédias semelhantes. Para tal, exige­ se a mobilização de todos, – Estado, Igrejas e confissões religiosas, autarquias, escolas, comunicação social, associações variadas, instituições de diversa índole – na promoção de uma mudança de mentalidade e de hábitos, imprescindíveis para a o cuidado da natureza, nossa “casa comum”, e a prevenção dos incêndios.
Torna-­se, igualmente, difícil ignorar em tempo de Natal, se olharmos um pouco mais longe, como nos recorda o Papa Francisco na sua mensagem para próximo dia mundial da paz, a multidão de migrantes no mundo, 250 milhões, dos quais 22 milhões e meio são refugiados: “homens e mulheres, crianças, jovens e idosos que procuram um lugar onde viver em paz”, decididos a ar riscar a própria vida, sujeitando­-se a toda a espécie de sofrimentos.
Trata­-se de um problema complexo na sua origem (genocídios, limpezas étnicas, bolsas de escravatura, conflitos armados e outras formas de violência organizada...), que exige igualmente respostas complexas e abrangentes na sua solução. O Papa indica a definição de uma estratégia, que combine quatro ações – acolher, proteger, promover e integrar – de modo a implementar o processo que conduzirá à aprovação, pelas Nações Unidas em 2018, de dois patos globais: um para migrações seguras, ordenadas e regulares, outro referido aos refugiados, inspirados por sentimentos de compaixão, clarividência e coragem, de modo que avance a construção da paz, com a vitória sobre a globalização da indiferença (cf. Papa Francisco, Mensagem para o 51º dia mundial da paz). Compete-­nos também a nós acalentar este sonho e contribuir, com a nossa quota parte, para sua concretização.
Que a celebração deste Natal nos situe no coração da sua verdade mais genuína: Ele vem ao nosso encontro, em cada homem e em cada tempo, para que o recebamos na fé e no amor (cf. Pref. do Advento). Acolhê­-lo no amor e não no temor, significa sair de nós mesmos e assumir (encarnar) a realidade da vida dos nossos contemporâneos, como mensageiros e construtores da esperança, da paz e da alegria.Um Santo e Feliz Natal para todos.
+ Manuel Quintas, Bispo do Algarve

Sem comentários:

Enviar um comentário