Bem Vindo

Este blogue foi criado para partilhar frases e textos que me têm marcado. Estes tenho encontrado em livros, na Internet, em jornais... Se quiseres comentar para partilhares o que te dizem, sente-te à vontade. Também podes expressar os teus gostos em cada post, mas peço-te que votes apenas uma vez em cada post. Volta sempre porque todos os dias vou adicionar um pensamento novo.
Se quiseres que alguma das tuas meditações faça parte deste blogue ou se encontras-te alguma que penses que possa ser adicionada a este blogue agradeço que a envies para fabiopedro100@gmail.com que eu adicioná-lo-ei com muito gosto.
Nunca te esqueças que pensar faz bem a todos e sejam felizes =)

quarta-feira, 14 de novembro de 2018

O homem-espuma

Ele aí vem. Ligeiro, agitado, caprichoso, vão. Sem densidade e sem espessura.
Sem raízes e sem passado. Nasceu hoje.
Produto de uma sociedade sem pai e sem mãe, de uma sociedade espantosamente tumultuária e espantosamente célere no seu curso declivoso, o destino desse homem parece flutuar num momento e num momento sumir-se. Apareceu e desapareceu, embora a sua existência venha a ter mais de oitenta anos. Levado à superfície de um Amazonas vasto como o mundo e precipitado como um rápido, esse destino diverte-se e angustia-se, angustia-se e diverte-se sem saber nem para onde nem para quê. Curarão de o saber aqueles que lhe seguem no encalço?
É duvidoso.
O homem-espuma sucede ao homem-máquina, ao homo mechanicus, de que fala Lewis Mumford. As características mais negativas deste poderiam ter sido evitadas como podem ainda ser evitadas as características mais negativas daquele.
O homem é um animal previsor e é um animal que se lembra.
Quererá ele utilizar esta sua dupla faculdade ou preferirá entregar-se à fatalidade das forças que, pelo próprio desencadeadas sem cura de as dominar e de as orientar no sentido da sua melhor realização?
A palavra foi-lhe dada para ele poder responder.

Sem comentários:

Enviar um comentário